Cuidar da saúde imunológica para que o excesso de contato e interação não nos adoeça, cuidar da nossa hidratação para que os abusos da festa não acabem com nossa energia, para que os alimentos rápidos não sejam tão menos nutritivos e prejudiquem nosso corpo, o excesso de calor e sol não danifique nossa integridade e que as noites estendidas não atrapalhem tanto nossa recuperação.

Para que consigamos ter uma resposta rápida de defesa às agressões externas, cuide do seu sistema imunológico. Noites mal dormidas, comidas pobres, bebidas, desgaste físico e muita exposição ambiental podem desgastar o sistema imunológico.

A defesa do corpo deve estar em plena forma para garantir o funcionamento correto do corpo e evitar que doenças oportunistas se instalem. Então, aposte em água, iogurtes, alimentos fonte de fibras (vegetais crus e cereais integrais), pré e probiótico para restauração da microbiota intestinal e estímulo do sistema imunológico. Aproveite a riqueza natural de proteção do alho, gengibre,limão das ervas e prepare um shot diário de força protetora.

Tente descansar pelo menos 7 a 8h por dia, para restaurar os estragos do dia e repor energias. Isto ajuda restabelecer equilíbrio de secreções hormonais e sistema imunológico no corpo, evitar o cansaço e irritação além de garantir recuperação muscular.

Pequenos descansos ao longo do dia podem ajudar a descansar sem perder a festa, 20 minutos podem levar à um sono confortável. Mas opte sempre por uma boa e longa noite de sono, sempre em local completamente escuro e livre de barulhos para induzir um sono ainda mais reparador.

Além da água, aposte em sucos nutritivos que reponham vitaminas e minerais, como sucos naturais, sucos verdes e água de côco .Mesmo em meio a folia, proteja – se com protetores físicos como chapéus, óculos, protetores tópicos como cremes e os protetores orais como os alimentos antioxidantes. Use roupas leves e confortáveis que minimizem o impacto do calor.

Sucos, smoothies e sorbets de frutas garantem a refrescância e antioxidantes que protegem contra os danos oxidativos das radiações solares e tóxicos ambientais como álcool.

Aposte em frutas fontes de vitamina C, E e carotenóides como goji berry, cítricos, acerola, goiaba, caju, manga, mamão, cenoura, tomate, abacate, coco, suco de uva e capriche na proteção.

Coma com a frequência adequada, aposte nos alimentos leves e fáceis que facilitam a digestão e não trarão desconforto enquanto pula nos bloquinhos. Use saladinhas e snacks com muitos vegetais frios, crus e refrescantes, ricos em minerais que ajudam nosso sistema imune.

Evite o consumo de álcool e hidrate-se ao máximo para tentar minimizar os efeitos nocivos dele. O álcool traz uma série de malefícios ao corpo, evitar seu consumo é crucial, não tomar energéticos e não os misturar drogas com álcool é imperativo. Esta prática tão difundida é extremamente grave e coloca sua vida em risco. Estimulantes em uso exagerado, principalmente com bebidas alcoólicas pode acabar com a alegria mais rapidamente que um verso de marchinha.

Proteção é a palavra de ordem! Em todos os sentidos…proteja–se de danos com uma boa alimentação, proteja–se contra envelhecimento e estresse oxidativo com hidratação e alimentos antioxidantes, proteja–se do sol, lute contra o consumo de drogas (incluindo cigarro e álcool), proteja–se das doenças com vacinas e proteja–se durante beijos e relações sexuais. Proteja–se das pessoas, fique atento à condutas nocivas que podem lhe custar a vida é só temos uma dela, então cuide!

Veja também: