11 3721-5317 | 11 98822-6266

Câncer:
O que é?

O câncer está cada vez mais comum e presente em nossas vidas, em um futuro próximo, todos irão conhecer alguém diagnosticado com câncer, seja familiar ou amigo. Atualmente, 14 milhões de pessoas desenvolvem câncer todos os anos. A Organização Mundial da Saúde – OMS calcula que o número estimado de novos casos de câncer chegará a 15 milhões em 2020 e 24 milhões em 2035, em todo o mundo. Sendo que a maior concentração de novos casos será nos países emergentes.

Há 100 anos, as doenças infecciosas eram as que mais matavam no mundo. Depois passaram a ser as doenças cardiovasculares, e hoje, infelizmente, é o câncer, muito por conta do diagnóstico tardio.

Atualmente, existem mais de 100 tipos de câncer. Muitos podemos prevenir sabendo quais são os fatores de risco modificáveis (estilo de vida, alimentação, tabagismo), mas existe uma parcela que são os fatores não não modificáveis, ou seja, gênero, herança genética, origem étnica e etc..). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais, como o cigarro e o  excesso de exposição ao sol.

De onde surgiu a palavra CÂNCER?

A palavra câncer significa caranguejo e surgiu do latim – tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.

Como o CÂNCER se forma?

Todos os tipos de câncer começam devido a um crescimento anormal e descontrolado das células normais do corpo.

O que são CÉLULAS NORMAIS?

O corpo de cada pessoa é composto por milhares de células vivas –  elas crescem, se dividem e morrem de uma forma ordenada e controlada. Quando isso não ocorre, as células acabam se multiplicando e crescendo sem controle algum.

Existem dois tipos de tumor: maligno e benigno. O tumor benigno é uma massa localizada de células que se multiplicam e se assemelham ao tecido original – esse tipo de câncer dificilmente traz risco de vida ao paciente e não invadem outros órgãos. Já o tumor maligno vira câncer: as células se tornam cancerosas devido a um dano no DNA. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células.

Então, o que é METÁSTASE?

É chamado de metástase quando o câncer se espalha para outras partes do corpo.

Quais são os diferentes tipos de câncer?

Carcinoma –  começa na pele ou nos tecidos que cobrem os órgãos internos.

  • Sarcoma – começa no osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou de suporte.
  • Leucemia – começa no tecido produtor de sangue, como a medula óssea, e provoca um número de células anormais do sangue produzidas e entrando no sangue.
  • Linfoma e Mieloma – começam nas células do sistema imunológico.
  • Cânceres do Sistema Nervoso Central – começam nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.
Você já pensou no que pode fazer para prevenir o CÂNCER?

Sim, você pode ajudar na prevenção do câncer com hábitos simples do dia a dia! Pare para pensar uns minutinhos em como é o seu estilo de vida. Você cuida da sua mente e do seu corpo? Uma alimentação balanceada, regada de verduras, legumes e frutas, com exercícios físicos ajudam, e muito, a prevenir não só o câncer, como qualquer doença.

Mas, atenção: não esqueça de cuidar da sua mente! Não deixe os problemas do dia a dia e o estresse prejudicarem a sua saúde. Tente separar o que realmente é uma problema e o que são imprevistos do dia, que facilmente você consegue resolver.

Você já conheceu o SEU ESPAÇO?  Lá você encontra nossas colunas, como o Sabores de Otimismo, que traz receitas saudáveis e deliciosas de pacientes, cuidadores e familiares. E artigos de nutricionistas, psicólogas e médicos da área. Navegue em nosso site e alimente-se de informações precisas!

Fonte

Fórum Folha de São Paulo 2017: A Jornada do Paciente com Câncer
Instituto Nacional do Câncer – INCA

Doenças

Pular para o conteúdo