11 3721-5317 | 11 98822-6266

Doenças Crônicas:
O que são?

São doenças de longa duração e de progressão lenta, e muitas, infelizmente,  ainda não tem cura.  Existem duas categorias de doenças crônicas: as transmissíveis e as não transmissíveis (DCNT).

As doenças crônicas não transmissíveis estão associadas a idade elevada ou ao estilo de vida da pessoa, como má alimentação, estresse e sedentarismo. Como por exemplo doenças respiratórias (asma, bronquite, Doenças Pulmonar Obstrutivas Crônica – DPOC etc), doenças metabólicas (obesidade, diabetes, hiper e hipotireoidismo, dislipidemia, etc), entre outras.

Já as doenças crônicas transmissíveis são infecciosas e causadas por organismos invasores como vírus e parasitas. Exemplos deste tipo de doença: AIDS, hepatite B e C e tuberculose.

DADOS DOENÇAS CRÔNICAS
Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), existem, somente no Brasil, quase 53 milhões de pessoas com pelo menos uma doença crônica. Estima-se que até 2030 teremos um aumento de 50% da população com algum tipo de doença crônica,  por conta do atual estilo de vida: obesidade, sedentarismo e estresse, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, as doenças crônicas não transmissíveis representam 70% das mortes no Brasil.

EXISTE PREVENÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS?
Sabe-se que tudo na vida precisa ser a base do equilíbrio, e com as doenças não poderia ser diferente. Um estilo de vida saudável, buscando a alimentação adequada, a prática de algum exercício físico e cuidar da sua mente, são fatores essenciais para a prevenção de qualquer doença. Preste bem atenção: essas variáveis modificáveis ajudam na prevenção e melhoram a qualidade de vida de qualquer pessoa, porém não pode-se afirmar que a pessoa que tem um ótimo estilo de vida, não terá nenhuma doença crônica.

Doenças

Pular para o conteúdo