Instituto Espaço de Vida promove, em Fortaleza, campanha de Conscientizaçãsobre Câncer de Rim

Levar informações a respeito dos cuidados com os rins e do câncer renal, tipo de tumor que está entre os 10 mais comuns em homens e mulheres. Esta é a proposta da campanha Todo Rim tem sua históriaque será realizada pelo Instituto Espaço de Vida, em Fortaleza, no dia nove de novembro. De acordo com o médico Fábio Schutz, especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e membro do corpo de especialista do Centro de Oncologia Antonio Erminio de Moares (São Paulo), o câncer renal é o mais letal entre os tumores urológicos, e ocorre em 2 a 3% dos tumores malignos no adulto, com possibilidade de óbito em até 30 a 40% de todos os casos.

O Instituto promoverá uma atividade com a população em dois pontos da cidade: Praça Ferreira, das 7h às 12h30; e Av. Beira Mar, das 17h às 19h. A equipe do Espaço de Vida estará presencialmente nesses locais, alertando sobre o tema e distribuindo folders com informações sobre a doença, os fatores de risco, os sintomas e o histórico familiar do câncer renal. Os participantes também receberão água – por sua importância para o órgão.

As informações estarão representadas em uma lúdica “árvore de sintomas”, remetendo a genealogia e a própria estrutura do rim. Uma instalação com dois totens apresentará à população a “árvore de sintomas” e os dados sobre os fatores de risco, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento e o seguimento da doença. “Para estas ações, contaremos com a presença de um médico assistencial, uma farmacêutica e nossa equipe para desenvolver as atividades de integração com a população de Fortaleza, alertando quanto aos fatores de risco e sintomas do câncer renal – uma atividade lúdica será desenvolvida junto aos participantes que poderão verificar se estão no grupo de risco para desenvolver carcinoma de células renais”, explica a fundadora do Instituto Espaço de Vida, Christine Battistini, que também estará presente nos eventos.

O especialista Dr. Fábio Schutz fará um workshop, a partir das 17h30, no Centro de Convenções Seara Praia Hotel, oportunidade em que abordará temas referentes ao câncer de rim. Um evento de atualização para os especialistas, médicos oncologistas, da região. A campanha tem a parceria da Secretaria do Estado da Saúde do Ceará, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), da International Kidney Cancer Coalition (IKCC) e da Pfizer.

Câncer de rim em números
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) não publica a estimativa de incidência de câncer renal, porém a Globocan, um projeto da Organização Mundial da Saúde revela que, em 2012, 6.255 pessoas receberam o diagnóstico de câncer de rim no Brasil, sendo 3.761 homens e 2.494 mulheres. A idade média dos acometidos pela doença é de 64 anos, sendo raro em pessoas com menos de 45 anos. O câncer de rim está entre os 10 tipos de cânceres mais comuns em homens e mulheres. No geral, o risco de desenvolver câncer de rim é cerca de 1 em 63 (1,6%). Este risco é maior em homens do que em mulheres.

A doença
Por ser localizado em uma região pouco aparente do abdômen, os sintomas da doença demoram a surgir na fase inicial. Grande parte dos tumores renais é a descoberta por exames para analisar outros problemas, como dor nas costas ou na região abdominal. Além desses sintomas, o tumor tem manifestações diversas, como hipertensão arterial, alterações do fígado, elevações dos níveis cálcio sanguíneo, aumento do volume/ tamanho das mamas e alterações hormonais.

O diagnóstico do câncer de rim pode ser feito por ultrassom, ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada do tórax, cintilografia óssea e biópsia. O tamanho dos tumores é um fator de risco de gravidade da doença, logo, quanto antes diagnosticado, maior a chance de cura do paciente.

Campanha Todo Rim tem sua História
Instituto Espaço de Vida
9 de novembro de 2015
Das 7h às 12h30 – Praça Ferreira, Centro –  em Fortaleza –
Das 17 às 19h – Av. Beira Mar, altura do 3.080
Das 18h às 20 h – Workshop: Atualização do Tratamento do Carcinoma de Células Renais com Dr. Fabio Schutz – Só para médicos.

Veja também: