No mês de Outubro, nossas páginas do facebook e do site foram recheadas de matérias e dicas voltadas para o câncer de mama. A campanha é conhecida, mundialmente, como o mês da conscientização sobre o câncer de mama. Empresas e entidades se unem com o único propósito: conscientizar a população e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Abordamos desde a importância do diagnóstico precoce, até o seguimento do paciente com câncer de mama. Assuntos como: fatores de risco, sintomas, tratamento, mitos, pós-tratamento e dados gerais; foram devidamente explicados. Como forma de incentivar e mostrar que é possível viver mesmo com o diagnóstico de câncer de mama, convidamos a Fernanda e a Taluana, para contar um pouco sobre a luta delas contra o câncer de mama.

Aos 34 anos e no sexto mês de gravidez, Fernanda foi diagnosticada com câncer de mama, triplo negativo, em estágio avançado e com alto índice de proliferação. Uma história fantástica, de superação e luta que com certeza, emocionou e tocou milhares de pessoas. Ela mostrou que pode sim, viver bem e feliz, mesmo com a doença. “Quem recebe o diagnóstico de câncer entra em um mundo completamente novo, que nós nunca gostaríamos de entrar, que sabemos muito pouco, que amedronta, apavora. Mas quem não tem medo do desconhecido? Quem recebe o diagnóstico de câncer, muitas vezes, acha que tem pouco tempo de vida, que vai sofrer horrores e que vai ser a pior fase de sua vida. Mas o câncer é um mundo novo, de descobertas, muitas delas boas, muitas mesmo. Quando você lê no exame ou ouve do médico que está (nunca diga que tem câncer, o câncer não nos pertence. Você está com câncer, é passageiro) com câncer, você descobre que seu coração é forte demais e mesmo com o susto e eventual desespero, não enfarta,” emociona-se Fernanda. Fernanda ensinou, por meio da sua história, muitas mulheres e homens também, a dar a volta por cima, e encarar a doença, de forma leve e segura. Recebemos muitas mensagens de apoio em nossa página do facebook. Ela comenta que não esperava tanto carinho e mensagens de pessoas do Brasil inteiro. “Fiquei super feliz! Trouxe novos amigos, e espero que sirva de alerta pras mulheres se cuidarem,” finaliza.

Aos 38 anos, e sempre muito cuidadosa com a saúde, Taluana, descobriu o câncer bem no início, mesmo não apresentando nenhum sintoma. “É muito importante fazer o autoexame todos os meses. E se achar algum nódulo, correr para o médico. Não tenha medo. Quanto antes descobrir, melhor é o prognóstico e menos agressivo será o tratamento. Se eu não tivesse esse costume, com certeza, só iria descobrir nas consultas de rotina. Consequentemente, meu estágio seria mais avançado”. A história da Taluana alertou muita gente da importância dos cuidados com o corpo – a prevenção.

O objetivo foi alcançado. O Instituto Espaço de Vida levou informações precisas para homens e mulheres, aproximando as pessoas, e mostrando que o diagnóstico do câncer de mama, é sim um assunto delicado, porém pode ser levado com mais leveza, e esperança.

Veja também: