Essa é a mensagem do paciente que venceu o câncer e leva uma vida saudável

Joaquim Alves de Carvalho é o personagem desta história. Quem o vê hoje, com 49 anos, fazendo atividades, caminhada e dirigindo pode até pensar que é algo comum. Mas não para ele.

Morador do interior de Goiás, desde muito novo Joaquim teve que se adaptar às mudanças da vida e lidar com coisas que não estavam sob seu controle. Logo aos dois anos perdeu sua mãe e foi cuidado pelo pai.

Aos 18 anos, casou-se e sua vida estava até mais tranquila. Teve um casal de filhos. Mas foi em abril 2019 que tudo mudou.

Quando você sente uma dor de garganta, considera que é “comum”?

Joaquim passou um tempo com dores na garganta até perceber a presença de um nódulo na região do pescoço. Foi então que começou sua luta, procurar um médico, realizar muitos exames e uma biópsia até o resultado de câncer de laringe:

“Após o diagnóstico me veio a dúvida na cabeça, sem saber se eu viveria ou não, mas me apeguei em Deus e segui firme o tratamento”.

E foi aí que começou todo o processo, foram 8 quimioterapias brancas e 35 radioterapias, tratamento feito no Hospital Araújo Jorge, Goiânia – GO.

“A fase mais difícil para todos nós foi a quimioterapia e seus efeitos colaterais: muita fraqueza, falta de apetite, vômito…”

Além de toda quimioterapia, era necessário a retirada do tumor. Joaquim realizou a cirurgia para remover o câncer em sua laringe.

Engana-se quem pensa que essa foi a pior parte. Imagina você num dos momentos mais difíceis, numa batalha diária pela sua vida ter que lidar com seus amigos duvidando da sua cura? Ou sentir-se menosprezado por usar máscara? Além de um tratamento longo e cheio de efeitos colaterais, Joaquim ainda teve que lidar com olhares de receio das pessoas e pessoas próximas duvidando da sua cura:

“Por morar no interior, em alguns momentos sentia que as pessoas olhavam para mim com receio por estar usando máscaras, alguns “amigos” já chegaram a me dizer que seria difícil eu conseguir vencer isso e eu me sentia mal ao ouvir isso”.

São nessas horas que os verdadeiros anjos aparecem. Aqueles que são capazes de dar força no momento de fraqueza e ser a luz quando tudo parece escuro e sem saída:

“Minha esposa e meus filhos foram a base de tudo, sem eles não teria conseguido suportar todos os dias de tratamento e luta, são meio esteio. Sempre cuidaram de mim com muito amor e carinho em cada detalhe.”

E passar por tantas coisas na vida, muda a pessoa. Não é de se esperar que com um diagnóstico de câncer a vida seja mais fácil. Não! É lutar e em meio a tantos problemas enfrentados, conseguir tirar algo bom. Perceber as pequenas coisas da vida e valorizar cada momento junto a quem ama:

“Aprendi muito depois de tudo isso, que a vida vale mais, só agradeço a Deus por tudo, pois riqueza no mundo é ter saúde. Dou valor em pequenas coisas, que antes talvez tenhas sido ignorante. Valor na família, nos pequenos momentos da vida”.

Nem sempre a vida se mostrará da maneira perfeita, e a história de Joaquim é prova disto. Perdeu a mãe, enfrentou um câncer e teve que lidar com a ausência dos amigos nesse momento difícil. Esse mês de julho de 2020 faz 8 meses desde que ele terminou o tratamento e segue apenas com acompanhamento de rotina. Sua vida está normal; retomou as atividades, está feliz com a esposa e filhos.

A lição que fica é de que há sempre algo em que se apegar, no caso de Joaquim sua família e sua fé:

“Encontrei força em Deus sempre e sem minha família não teria conseguido seguir em frente e vencer. Muito amor e fé!”.

Quando não houver ânimo e forças, lembre-se dessa mensagem:

“Nunca desanimem, tenham fé em Deus, levantem a cabeça e sigam lutando, sabemos que é um tratamento muito doloroso psicologicamente e fisicamente, mas com a família ao nosso lado, fé, amor e esperança a gente vence.”

A maior motivação para não desistir não é o fato de nunca cair, mas sim o levantar após cada tombo.

Veja também: