A Conitec – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias abriu Consulta Pública nº 85, dia 02 de janeiro, para avaliar a incorporação de terapias para o tratamento do melanoma avançado não-cirúrgico e metastático no Sistema Único de Saúde (SUS).
O que é uma Consulta Pública?
Consulta Pública é um recurso que pode ser utilizado pela Administração Pública para obter informações, transparência, opiniões e críticas da sociedade a respeito de determinado tema. Essa ferramenta tem como objetivo incentivar a participação da população nas questões de interesse coletivo, ampliar a discussão sobre o participar das decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.
Nesta Consulta Pública, o que está em pauta é a opinião pública sobre a incorporação de terapia alvo (vemurafenibe, dabrafenibe, cobimetinibe, trametinibe) e imunoterapia (ipilimumabe, nivolumabe, pembrolizumabe) para o tratamento de primeira linha do melanoma avançado não-cirúrgico e metastático ao Sistema Público de Saúde (SUS). (Saiba mais sobre melanoma)
Como os pacientes com melanoma avançado não-cirúrgico metastático são atualmente tratados nos SUS?
Hoje, os pacientes do SUS contam somente com a quimioterapia tradicional para o tratamento, porém os resultados são negativos quando a doença está em estágio avançado.
Por que é tão importante participar desta Consulta Pública?
Hoje o uso dos novos medicamentos reduz em até 67% o risco de morte dos pacientes e pode apresentar menor toxidade quando comparado ao tratamento que está sendo utilizado atualmente no SUS.
No setor privado de saúde, os novos tratamentos já estão disponíveis e desempenho já foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Comunidade Cientifica Internacional e pelo Ministério da Saúde no Brasil.
Sob a justificativa do alto custo para o Governo e ignorando a importância dos novos tratamentos, a CONITEC emitiu relatório preliminar com a recomendação de que estes medicamentos NÃO SEJAM incorporados ao Sistema Público de Saúde.
Não podemos nos calar! Faça sua parte.
Entre no site da Conitec e preencha o formulário.
ATENÇÃO: para opinar a favor da incorporação destes medicamentos você deverá clicar em DISCORDO do relatório preliminar da CONITEC
Tratamento adequado é direito de todo paciente!
Em caso de dúvida, entre em contato com o Instituto Espaço de Vida pelo telefone: 0800 773 3241 ou ligue (11) 3721-5317