A Campanha

Com o objetivo geral de conscientizar a população sobre as doenças renais e o câncer de rim, tipo de tumor que está entre os dez mais comuns em homens e mulheres, a campanha “Todo Rim Tem Sua História” foi desenvolvida em 2015 e inicia seu segundo ano. A iniciativa é promovida em parceria com a Pfizer.

“Todo Rim tem sua História” possuirá três etapas. A Etapa I aconteceu em São Paulo – SP, a Etapa II acontecerá em Fortaleza – CE e a Etapa III em Natal – RN, tendo os respectivos objetivos específicos citados abaixo:

 

  • Disseminar informações que gerem conhecimento e empoderamento a população em relação a como cuidar com seu rim e como tratá-lo, sensibilizando o público para os sinais, sintomas, fatores de risco e diagnósticos de doenças renais e câncer renal;
  • Mapear a trajetória dos diferentes perfis do paciente no diagnóstico e tratamento de câncer renal, na cidade de Fortaleza;
  • Contato e conscientização das equipes da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, Instituto de Prevenção do Câncer e Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da SES/RN sobre a regionalização do tratamento.

 

O apoio institucional foi trabalhado pra que a campanha tivesse diversos personagens na área de saúde: sociedades médicas (SBN – SP Sociedade Brasileira de Urologia; SBOC – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), Fundações de apoio à pacientes Internacionais (IKCC – International Kidney Cancer Coalition); sociedade civil (Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô), médicos especialistas: Dr. Fabio Schutz – Oncologista Clínico do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e do hospital São José e Dr. Diogo Assed Bastos – Oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo ICESP, além das instituições de apoio à pacientes a nível nacional, especialistas e público em geral.

 

O projeto foi pautado nas seguintes atividades:
Campanha On-line

A página da campanha no Facebook e o portal do Instituto Espaço de Vida foram alimentados com uma ou mais inclusões diárias, durante o mês de março de 2016. O conteúdo foi diversificado, com: dicas de saúde dos rins, prevenção, fatores de risco, diagnóstico e tratamento. Sessões utilizadas pelo Instituto Espaço de Vida, as quais são observadas um grande alcance foram replicadas, como: Sabores de Otimismo (que aborda dicas nutricionais e receitas), Páginas da Vida (que narra experiências vividas pelos pacientes), Fale com o Especialista (entrevistas de médicos e especialistas da saúde sobre a patologia).

Por meio de uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas atualmente e de fácil viralização, o vídeo, pode-se replicar o evento educacional para um maior número de pessoas. Informações gerais sobre a doença, registro do evento, depoimentos de um médico especialista e da fundadora e presidente do Instituto ganharam o alcance nas redes sociais.

 

Evento Educativo

Um espaço customizado foi montado no dia 22 de março de 2016, na unidade do Metrô Clínicas das 6h às 12h.  A escolha dessa unidade foi estabelecida por ser a estação de metrô mais próxima do ICESP – Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, o maior centro de tratamento público do Estado de São Paulo.

O evento contou com o Dr. Diogo Assed Bastos – Oncologista Do ICESP, dois totens com conteúdo informativo e interativo representando uma “árvore de sintomas” – em alusão à própria estrutura do rim, além da distribuição de água, por sua importância para o bom funcionamento do rim e folders com dados institucionais da campanha, como cuidados, prevenção, diagnóstico e tratamento, assim como informações do serviço prestado pelo Instituto Espaço de Vida.

O totem de conteúdo informativo era em formato de infográfico e a ferramenta de integração com a população foi um totem com perguntas referentes ao conteúdo da campanha, o qual possuiu a finalidade de fixação das informações. Todos aqueles que participaram do quiz receberam um squeeze. “A iniciativa pode integrar nossa equipe multidisciplinar com a população por meio de atividades lúdicas e, até mesmo, com a realização de checagens para averiguar se os participantes pertencem ao grupo de risco para o desenvolvimento do carcinoma de células renais”, explica Christine Battistini.

Os folders do evento educativo também foram distribuídos em ambulatórios e clínicas especializadas parceiras.

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