O mês de novembro é conhecido, mundialmente, como o Novembro Azul. Pessoas, empresas e instituições do mundo inteiro, se juntam, com o intuito de conscientizar os homens da importância do exame de toque retal e o PSA – Antígeno Prostático Específico, para assim obter o diagnóstico precoce do câncer de próstata, aumentando as chances de cura.

No decorrer do mês, nós do Instituto Espaço de Vida, elaboramos matérias e entrevistas, direcionadas a população masculina, com o objetivo de aproxima-los da doença, além de minimizar as dúvidas e eliminar os tabus. Como forma de incentivar e mostrar à população masculina que homem de verdade é aquele que se cuida sem preconceito, convidamos o Sr. José, diagnósticado com câncer de próstata aos 60 anos. “É muito importante que todos os homens a partir dos 45 anos façam os exames de PSA e de toque anualmente ou sempre que solicitado pelo médico. Eu indico para todos os homens! É muito rápido e indolor, e pode salvar sua vida. Acho muito importante, também, cuidar da sua saúde e ir ao médico regularmente, é essencial para ter uma qualidade de vida. E jamais perca sua fé em Deus”.

Não deixe que o câncer de próstata se torne seu inimigo silencioso. A informação é o grande aliado do paciente com câncer. Procure, pesquise, pergunte, e não deixe o achismo e o medo dominar sua cabeça. Tem dúvidas? Marque uma consulta com seu médico. Uma pessoa bem informada e atualizada sobre os cuidados com a saúde, tem mais chances de cura, caso venha a ser diagnosticada com câncer. Por isso, pense bem! Deixe o medo de lado e priorize a saúde!

Nosso objetivo foi alcançado, prova disso foi a a interação que tivemos com os homens em nossa fanpage.

Crônicas em Todos Os Tons de Azul com Flávio Berto

HOMENS AOS 30

HOMENS AOS 40

HOMENS AOS 49,5

HOMENS AOS 60

Veja também: