Evento será realizado no dia 22 de março, das 6 às 12h, com entrega de folder, distribuição de água e squeeze, além de totens interativos com quiz para memorização das informações sobre a doença

Com o objetivo de conscientizar a população sobre as doenças renais e o câncer de rim, tipo de tumor que está entre os dez mais comuns em homens e mulheres, o Instituto Espaço de Vida promoverá no dia 22 de março, das 6 às 12h, no metrô Clínicas, em São Paulo, a campanha ”Todo Rim tem sua História”. A iniciativa é promovida anualmente pela entidade, em parceria com a Pfizer, de forma itinerante por todo o Brasil. Na capital paulista, a população receberá informações sobre cuidados com o órgão, tratamento, sintomas, fatores de risco e diagnóstico.

De acordo com o médico Fábio Schutz, especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e membro do corpo de especialista do Centro de Oncologia Antonio Erminio de Moares (São Paulo), o câncer renal é o mais letal entre os tumores urológicos e representa de 2 a 3% dos tumores malignos no adulto, com possibilidade de óbito em até 40% de todos os casos. Dados do Globocan, projeto da Organização Mundial da Saúde, mostram que, em 2012, 6.255 pessoas receberam o diagnóstico da doença no Brasil, sendo 3.761 homens e 2.494 mulheres.

A ação no metrô Clínicas contará com médico assistencial, além de dois totens com conteúdo informativo em formato de infográfico, representando uma “árvore de sintomas” – em alusão à própria estrutura do rim. Também será aplicado um quiz para memorização das informações prestadas pelos especialistas no local, além da distribuição de folders com dados institucionais da campanha, como cuidados, prevenção, diagnóstico e tratamento, assim como informações do serviço prestado pelo Instituto Espaço de Vida. Todos aqueles que participarem do quiz receberão um squeeze e a ação também prevê a distribuição de água, por sua importância para o bom funcionamento do rim. “A iniciativa poderá integrar nossa equipe multidisciplinar com a população por meio de atividades lúdicas e, até mesmo, com a realização de checagens para averiguar se os participantes pertencem ao grupo de risco para o desenvolvimento do carcinoma de células renais”, explica a fundadora do Instituto Espaço de Vida, Christine Battistini.

Paralelamente ao evento, o Instituto desenvolverá um vídeo educativo sobre a doença, distribuirá folders em ambulatórios e clínicas parceiras, além de promover uma campanha nas mídias sociais (facebook, twitter e portal), que serão alimentadas diariamente com informações sobre a saúde dos rins, prevenção, fatores de risco, diagnóstico e tratamento. O conteúdo contemplará, ainda, dicas de nutricionistas/ receitas, relatos de experiências vividas pelos pacientes e entrevistas com especialistas sobre a doença. Também será possível acessar um telefone gratuito para esclarecer dúvidas: 0800 7333241. 

A doença
Por ser localizado em uma região pouco aparente do abdômen, os sintomas da doença demoram a surgir na fase inicial. Grande parte dos tumores renais é descoberta por exames para analisar outros problemas, como dor nas costas ou na região abdominal. Além desses sintomas, o tumor pode provocar hipertensão arterial, alterações do fígado, elevações dos níveis de cálcio sanguíneo, aumento do volume/ tamanho das mamas e alterações hormonais. O diagnóstico do câncer de rim pode ser feito por meio de ultrassom, ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada do tórax, cintilografia óssea e biópsia. O tamanho dos tumores está relacionado à gravidade da doença. Logo, quanto antes for diagnosticado, maior a chance de cura do paciente.

Campanha “Todo Rim tem sua História”
Instituto Espaço de Vida
22 de março, das 6h às 12h – Metrô Clínicas
Av. Dr. Arnaldo, 555, Consolação – São Paulo – linha verde do metrô

Sobre o Instituto Espaço de Vida
O Instituto Espaço de Vida é uma organização que, há oito anos, oferece informação consistente e atualizada a pacientes e médicos com o objetivo de promover a conscientização do paciente, cuidadores familiares e profissionais da saúde. O Espaço foi constituído quando sua fundadora, Christine Battistini, foi diagnosticada com câncer de mama e teve dificuldades em encontrar informação consistente e atualizada voltada aos pacientes.O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea, anemia falciforme e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto).

Veja também: