As crianças começam a entender o mundo à sua volta desde muito cedo. É importante ser honesto com eles sobre o ente querido e o câncer
Algumas reações comuns das crianças são:
- Sentem-se confusas, irritadas, solitárias, culpadas ou oprimidas
- Agem com medo ou insegurança sobre como devem se comportar perto do ente querido.
- Agem de forma grudenta ou sentem falta da atenção que estão acostumados a receber.
Relação com amigos :
As crianças precisam saber a verdade sobre seu ente querido. Caso contrário, eles vão pensar o pior. Entenda as ações e sentimentos deles, e também, saiba como você se sente.
Algumas dicas para conversar com crianças:
- Fale sobre o câncer. Deixe-os saber que não há nada que eles fizeram para causar câncer. E eles não conseguem pegá-lo de outra pessoa.
- Deixe que eles saibam que seus sentimentos são válidos.
- Diga a eles que você entende que estão chateados, zangados, tristes ou assustados. Lembre-os de que, aconteça o que acontecer, você sempre os amará.
- Diga-lhes a verdade com amor e esperança. Diga a eles que seu ente querido está recebendo bons cuidados e que você espera que ele ou ela fique bem, mas não tente prometer a eles um bom resultado se não tiver certeza de um.
- Ouça-os. Pergunte a eles como se sentem e com o que estão preocupados. Se eles são jovens, peça que eles desenhem uma imagem para mostrar como se sentem.
- Mantenha-se envolvido. Tente passar o tempo com as crianças da maneira que puder. Leve-os para a loja com você ou faça refeições com eles. Pergunte a eles sobre o dia deles. Deixe anotações ou ligue para eles quando puder.