Espaço de Vida: Conte um pouco da sua história.
Vanessa: Descobri o câncer de mama quando eu amamentava meu filho caçula, hoje com 8 anos, ele tinha 11 meses quando veio a confirmação do diagnóstico. Senti o nódulo quando ele tinha 8 meses, mas precisei parar a amamentação para poder investigar. Após a confirmação, fiz a mastectomia 10 dias antes dele completar 1 ano. Depois vieram as quimios (16 sessões), as radioterapias (25 sessões) e o famoso tamoxifeno com previsão de 10 anos de uso. Mas faltando apenas 1 ano para terminar o tratamento da mama, descobrimos as metástases, inicialmente fígado e ossos. Hoje em dia, já fiz mais de 100 sessões de quimioterapia venosa, mais de 300 comprimidos de quimioterapia oral, algumas cirurgias, várias internações devido às intercorrências do tratamento.

Espaço de Vida:  Você tem filhos?
Vanessa: Tenho 3

Espaço de Vida: Quando foi diagnosticada?
Vanessa: Fui diagnosticada pouco mais de 7 anos, em julho de 2013

Espaço de Vida:    Qual foi a primeira coisa que passou na sua cabeça?
Vanessa: Não lembro, rsrs, só lembro que não pensei na morte!

Espaço de Vida:    De todo o tratamento: qual foi a fase mais difícil para você e sua família?
Vanessa: Acho que são sentimentos distintos, para mim foi quando recebi o diagnóstico da metástase, muito mais difícil que receber o do câncer primário, para eles pode ter sido quando perdi os cabelos, ou quando internava, ou quando souberam do diagnóstico da mama.

Espaço de Vida:    Me conta um pouco da sua família e na importância dela para você nesse momento
Vanessa: Sempre fui muito independente, sempre fiz minhas coisas, nunca permitia que alguém fizesse algo por mim, mas com o diagnóstico, precisei aprender a deixar ser cuidada, permitir , mesmo sendo o familiar, a entrar no meu universo, sempre foi muito difícil pra mim, mas precisei aprender a compartilhar a minha vida, a pedir ajuda, a, principalmente aceitar ser ajudada. Eles foram e são.fundamentais em todo meu processo

Espaço de Vida:    Como era você antes do diagnóstico e após o diagnóstico?
Vanessa: Costumo não responder esse tipo de pergunta, porque assim, não acredito que o câncer mude ninguém!! Nunca fui uma má pessoa para agora dizer que sou uma boa pessoa, as pessoas costumam falar isso né? “Fulano era péssimo, egoísta, mesquinho.. precisou adoecer para virar uma pessoa melhor!!” Acho isso horrível!! Eu desacelerei, passei a ver as coisas com mais calma e atenção, passei a enxergar mais, a viver mais e melhor, pq o câncer te proporciona isso, um olhar diferenciado, um suspiro para uma formiga que leva uma folha!

Espaço de Vida:   De onde tirou força e esperança para enfrentar tudo isso?
Vanessa:  Todos nós somos fortes, digo que no momento certo a força sai da sua caixinha, lhe digo que ainda não sou forte, apenas estou vivendo o que apareceu na minha vida! A força?! Ela tá guardadinha para o momento realmente necessário!

Espaço de Vida:    Você sofreu alguma situação constrangedora por conta do câncer?
Vanessa: Várias!!! Principalmente pela perda dos cabelos e pela necessidade de usar máscara quando a imunidade estava muito baixa, hoje em dia, o meu normal é o normal de todos!!!

Espaço de Vida:  Para finalizar, mande uma mensagem para todas as pessoas que estão passando pela mesma situação e precisa de motivação para seguir firme na luta.
Vanessa: Muitas pessoas quando diagnosticadas ficam se perguntando, “pq eu??”, e aí eu lhe proponho a fazer a seguinte pergunta “pq não eu?” Acredite, tudo na vida tem um propósito!! Se permita ser cuidada, se permita chorar, peça ajuda … Não é fácil, mas ninguém disse que não era impossível!!

Veja também: