Muitos pacientes com câncer estão interessados em tentar terapias alternativas que possam ajudá-los. Se o câncer o fizer sentir sem controle sobre sua saúde, tratamentos alternativos podem oferecer a sensação de recuperar este controle. Muitos tratamentos alternativos do câncer não estão provados e muitos são perigosos. Para ajudar separar a boa da má alternativa, colocamos 11 tratamentos integrativos que geralmente são seguros. Assim, existe alguma evidência que estes 11 tratamentos alternativos possam prover algum beneficio. Tratamentos alternativos não desempenham nenhum papel na cura do câncer, mas podem ajudar pacientes a conviver melhor com sinais e sintomas causados pela doença e seus tratamentos. Sinais e sintomas comuns do câncer e seu tratamento são ansiedade, fadiga, náuseas e vômitos, dores, dificuldade para dormir e estresse.

Tratamentos alternativos são suplementares aos prescritos por seu médico – não substituem os tratamentos convencionais. Um exemplo é a acupuntura que pode reduzir náusea ou dor, mas não é suficiente para substituir medicações prescritas por seu médico. Um trabalho conjunto com seu oncologista deve permitir um balanço certo entre medicamentos tradicionais e tratamentos alternativos do câncer. Abaixo alguns sinais e sintomas que podem ser aliviados.

ANSIEDADE: hipnose, massagem, meditação e técnicas de relaxamento.

FADIGA: exercícios, massagem, técnicas de relaxamento e yoga.

NÁUSEAS-VÔMITOS: acupuntura, aromaterapia, hipnose, musicoterapia.

DOR: acupuntura, aromaterapia, biofeedback, hipnose, meditação, massagem e musicoterapia.

PROBLEMAS PARA DORMIR: exercícios, técnicas de relaxamento, tai chi e yoga.

ESTRESSE: aromaterapia, exercícios, hipnose, massagem, meditação, tai chi e yoga.

 

Qual tratamento alternativo devo tentar?

Acupuntura: estudos mostraram que a acupuntura alivia náuseas causadas pela quimioterapia. Acupuntura também pode prevenir alguns tipos de dor em pacientes com câncer. Acupuntura é segura se realizada por profissional autorizado e que use agulhas descartáveis. Pergunte ao seu médico por profissionais de confiança. Acupuntura não é segura se o paciente estiver recebendo medicamentos que “afinam o sangue” ou se a contagem das células sanguíneas estiver baixa. Verifique com seu médico.

Aromaterapia: Na aromaterapia são utilizados óleos aromáticos para causar sensação de calma. Estes óleos aromáticos são aplicados na pele durante massagem ou em banhos. Os óleos podem estar levemente aquecidos para maior liberação de suas fragrâncias. Aromaterapia pode aliviar náusea, dor e estresse. Aromaterapia é segura, mas atente para possíveis reações alérgicas que possam ser causadas por estes óleos.

Biofeedback: Biofeedback permite você usa sua mente para controlar várias funções do seu corpo, como batimentos cardíacos e fluxo sanguíneo, durante a terapia biofeedback. Um terapeuta de feedback pode utilizar aparelhos para monitorar funções especificas do seu corpo como tensão muscular ou frequência cardíaca. Trabalhando com estes terapeutas você aprende a controlar estas funções.  Biofeedback é segura quando realizada por profissional qualificado e pode ajudar pessoas no controle da dor causada pelo câncer. Com a prática você será capaz de praticar o biofeedback em você mesmo. Existem programas para computadores que ensinam biofeedback.

Exercícios: Exercícios podem ajudar aos pacientes a controlar sinais e sintomas durante e após tratamento do câncer. Exercícios delicados como caminhada e natação, podem aliviar a fadiga e estresse e ajudam pacientes a dormir melhor. Os exercícios devem ser iniciados lentamente, adicionando mais exercícios à medida que você os pratica. Tenha como objetivo praticar pelo menos 30 minutos de exercícios a maioria dos dias da semana..

Hipnose: Hipnose é um estado profundo de concentração. Durante a sessão de hipnoterapia um (a) terapeuta pode hipnotizar pacientes com voz suave que ajuda a relaxar. Hipnose pode prevenir náuseas e vômitos antecipatórios que podem ocorrer se você já apresentou estes sinais e sintomas em tratamentos anteriores. Hipnose realizada por profissionais qualificados é segura. Não se esqueça de compartilhar com seu terapeuta qualquer antecedente de doença mental.

Massagem: Durante a massagem a tensão muscular e o estresse são aliviados, promovendo um relaxamento. Existem vários métodos de massagem. Pode ser leve e delicada ou pode ser profunda com maior pressão. Estudos mostram que a massagem pode ajudar no controle da dor em pacientes com câncer. Pode também aliviar ansiedade, fadiga e estresse. Massagem é segura se realizada por profissional qualificado. Muitos centros de câncer possuem profissionais aptos no seu staff. Não se submeta a massagem se a contagem dos glóbulos sanguíneos estiver baixa. Peça para o massagista evitar massagens próximas a cicatrizes cirúrgicas, áreas de tratamento radioterápico ou tumores. Se o câncer estiver nos ossos ou existirem outras doenças ósseas (como osteoporose), peça para o terapeuta usar leve pressão e não fazer uma massagem profunda.

Meditação: Estado de concentração profunda quando o paciente foca o pensamento em uma imagem, som ou ideia como um pensamento positivo A meditação é acompanhada por uma respiração profunda ou por exercícios de relaxamento. Meditação ajuda pacientes com câncer pelo alivio de ansiedade, dor e estresse. Meditação geralmente é segura. O paciente pode meditar por si mesmo por alguns minutos uma ou duas vezes ao dia ou pode receber aulas com um instrutor.

Musicoterapia: Pacientes podem ouvir músicas, tocar instrumentos, cantar ou escrever canções. Musicoterapeutas estão capacitados para encontrar suas necessidades ou ajudar pacientes a participar de um grupo especifico. Musicoterapia pode ajudar a aliviar dor e controlar náuseas e vômitos. Musicoterapia é segura e não requer nenhum talento para participar.

Técnicas de relaxamento: Técnicas de relaxamento procuram focar a atenção de pacientes para acalmar a mente e relaxar os músculos. Técnicas de relaxamento podem incluir exercícios de visualização ou relaxamento muscular progressivo. Técnicas de relaxamento podem ser benéficas para aliviar ansiedade e fadiga. Também podem ajudar pacientes a dormir melhor. Técnicas de relaxamento são seguras e você pode aprender a praticar por sua conta.

Tai chi: Tai chi é uma forma de exercícios que incorpora movimentos lentos e respiração profunda. Tai chi pode ser orientado por instrutores (as) ou você pode aprender por livros ou vídeos disponíveis. Tai chi alivia estresse e pode ajudar pacientes com dificuldade para dormir à noite. Os movimentos lentos do tai chi não requerem força muscular e podem ser facilmente adaptados às habilidades do(a)s pacientes. Não faça nenhum exercício do tai chi que lhe cause dor.

Yoga: Yoga combina exercícios de alongamento com exercícios respiratórios profundos. Durante a sessão de yoga, pacientes colocam seus corpos em várias posições – de torções, de inclinações e de alongamentos. Existem diversas variações de yoga. Yoga pode aliviar estresse de pacientes com câncer, além de melhorar o sono e reduzir a fadiga. Antes de iniciar as várias classes de yoga disponíveis, peça ao seu médico para indicar um (a) instrutor(a) para recomendar um(a) profissional que trabalhe regularmente com pacientes com câncer. Evite algumas posturas da yoga que possam causar dor.

Você pode encontrar um modo de praticar alguns tratamentos alternativos ao mesmo tempo. Por exemplo: exercícios respiratórios durante a massagem podem aliviar ainda mais o estresse.

Fonte: “Alternative cancer treatments: 11 alternative treatments to consider. Alternative cancer treatments can’t cure your cancer, but they may provide some relief from signs and symptoms. Mayo Clinic staff”

Veja também: