Meu nome é Marina, sou uma paciente oncológica de 35 anos e autora do livro “Não se acostume com a vida: reflexões que o câncer e outras situações complexas podem despertar em nós”. Diagnosticada com câncer de mama aos 31 anos, em 2016 eu passava pelo tratamento e já carregava pelo corpo cicatrizes enormes. O tumor e os cabelos tinham ido embora havia pouco tempo, mastectomia total da mama direita seguida de reconstrução, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. O combo completo. No corpo as marcas, na cabeça uma ideia: de repente escrever poderia me ajudar a lidar melhor com a situação, organizar meus pensamentos, e projetar como e por onde prosseguir após passada essa fase, afinal eu definitivamente nunca mais seria a mesma.

Então eu comecei. De início trechos isolados, pensamentos vagos, algumas informações para embasar, alguns conteúdos para provocar. E aquilo foi tomando corpo e eu todo dia me deparava de novo regando aquela semente, até que a vi germinando.

De algo que eu fazia exclusivamente pelo meu bem, passei a pensar se poderia se tornar algo a compartilhar, que pudesse beneficiar a mais alguém. Porque ecoavam algumas vozes de pessoas que relatavam que minha postura as surpreendia, ou mesmo as inspirava, a forma como eu respondia ao que vinha vivendo. Então eu passei a tentar entender o que me mobilizava, e que as comovia, e a pensar se isso tinha potencial para ser compartilhado . E assim aconteceu, ano passado publiquei de forma independente meu primeiro livro.

Mais do que um livro sobre a doença ou sobre minha história, acredito que seja um livro sobre como lidamos com situações delicadas da melhor forma possível. Pois todos passamos por elas muitas vezes ao longo da vida, e isso não só se refere a problemas de saúde. E que bom se conseguirmos enfrentá-las com clareza e coragem, aceitação e resiliência, paciência e esperança, e com leveza acima de tudo. Tudo passa, tudo se transforma, até a dor e o sofrimento.

É um livro que aborda a questão da superação, mas não é um livro de auto-ajuda. Nele não tem receita pronta, apenas indico aspectos que me auxiliaram a pensar e a agir de forma positiva durante essa fase complexa que vivi, o que me favoreceu. Na tentativa de compreender isso eu organizei tópicos que, espero, possam esclarecer a mais pessoas, sejam elas pacientes ou não.

Histórias podem mudar histórias, especialmente se as partilhas forem honestas, verdadeiras, sensíveis. Todos precisamos nos curar, e isso só se dá quando conectados, com os outros, com o mundo, consigo. Eu aprendi que não devemos nos acostumar com a vida porque tudo pode mudar a todo instante. E isso é bom.

Adquira o livro pelo site www.marinaarruda.com.br, o lucro das vendas é destinado ao Hospital de Amor. Mais informações pelo @naoseacostume ou @marinasilveiraarruda

Veja também: