Nossa coluna Pergunte ao Especialista deste mês é sobre câncer renal, um dos tipos mais silenciosos e com sintomas comuns, que são facilmente confundidos com outras doenças.

Toda quarta-feira iremos postar dúvidas de pacientes, familiares e cuidadores, e quem irá responder é o Oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Fábio Schutz:

A dúvida de hoje é: como o paciente deve se preparar para a primeira consulta depois do diagnóstico de câncer renal? O que ele não pode esquecer de perguntar para o médico?

“Uma vez que o paciente seja diagnosticado com o câncer de rim é importante que

que a primeira consulta com um oncologista seja feita no intuito de esclarecimento

geral sobre a doença que este paciente tem. Sabemos que muitos pacientes estão emocionalmente abalados diante do choque da notícia, mas é preciso manter a calma e obter o máximo de informação que ele puder sobre o câncer renal. É obrigação do médico responder ao paciente o que é o tipo de câncer que este paciente possui? Qual a fisiologia da doença? Se há possibilidade de retirada via intervenção cirúrgica? Se o laudo do patologista possui todas as informações necessárias para definir o melhor tratamento? Qual o melhor tratamento e porquê?

Qual o nome da medicação que o paciente deverá tomar?”

Veja também: