Meu nome é Andréa Ferraz Mesquita, tenho 39 anos e sou sobrevivente do câncer de mama por duas vezes. A primeira vez que tive a doença foi em 2003 e ela voltou em abril de 2008, quando eu estava fazendo exames de rotina. Meu tratamento da primeira vez foi uma quadrantectomia, retirada parcial de gânglios e radioterapia. Da segunda vez, fiz mastectomia radical, braquiterapia e quimioterapia, além da reconstrução da mama.

Fiquei careca, engordei, mas nunca deixei que a doença me desanimasse. Sempre acreditei que ficaria bem, e nas duas vezes consegui estar curada antes mesmo da previsão feita pelos médicos no início da doença. Por ser jornalista, conheço muita gente, e resolvi então transformar minha história em um blog. Por conta dele, saí no Jornal de Piracicaba, na revista do Diário da Região de São José do Rio Preto e na TV Beira Rio, também em Piracicaba. Também dei entrevista à revista Metrópole, do Correio Popular de Campinas.

Participei de quatro edições do programa Linha Fina, da Net de Americana, e também dei entrevista à Rádio Anunciação de Santa Bárbara d’Oeste. Estou totalmente curada da doença, e com o blog consegui levar minha mensagem a muita gente. Através das minhas comunidades VAMOS VENCER O CÂNCER, SÃO PELEGRINO e SANTA ÁGATA, no site de relacionamentos orkut, contei minha experiência e conheci muita gente, que me escreve pedindo apoio para passar por essa doença tão terrível. Enfim, gostaria de relatar minha história. Acho importante levar uma mensagem de esperança a quem está passando por isso e, principalmente, chamar a atenção das mulheres para a necessidade dos exames periódicos. Se eu não fosse tão cuidadosa neste aspecto, com certeza teria descoberto a doença, da primeira vez, em um estágio muito avançado.

O endereço do meu blog é http://lutandocontraocancer.blogspot.com. Acessem e acompanhem minha história de vitória contra essa doença.

Veja também: