Homens aos 40 anos

Homens aos 40 anos

                                                                  Maturidade, novos conceitos, experiência, masculinidade e saúde

 

Reza a lenda que generalizar pode não ser a melhor receita, contudo nem sempre há espaço suficiente para navegar por todas as vertentes de um assunto. Então, escolhe-se uma das linhas e se solta o trem para rodar por ela.

Dá para se dizer que os anos quarenta talvez sejam a melhor década das nossas vidas, mas sempre é bom lembrar que muito do que vai acontecer nessa época decorre​, diretamente​,  do que se passou nos trinta​ e​ nove anteriores.

A grande vantagem desse período é que seu corpo ainda aguenta firme passar por muita coisa e ainda vem acompanhado por algo que você nunca teve em tamanha quantidade: vivência! Nessa fase, o número de surpresas diminui, por tudo que já se viu acontecer ao seu redor e a si próprio. Então, na maior parte do tempo, basta consultar o HD para se manter no caminho das pedras.

A maturidade dos quarenta faz a vida acontecer de forma mais tranquila e permite que os seus sabores sejam apreciados de forma mais prazerosa. Você tem mais clareza sobre o que gosta e o que quer, algumas pequenas coisas passam a não ter mais tanta importância, qualidade de  vida deixa de ser um horizonte distante e começa a aparecer, mais e mais vezes, naquilo que você deseja para o seu cotidiano.

Nessa idade, ao menos para uma boa parte de seus integrantes, alguns conceitos mudam, dentre os quais aqueles referentes à beleza das mulheres. Não que se deixe de encantar com as curvas e perfeições que aquelas mocinhas faceiras vivem a desfilar, porém se aprende a reconhecer a beleza da mulher madura, aquela que vem com rugas, estrias e celulites, mas que também vem com um universo muito mais rico para se compartilhar na hora de estar acompanhado.

Talvez, o grande barato de envelhecer seja adquirir quilometragem no quesito experiência, até porque ficar velho e ignorante deve ser de doer! Claro, você não precisa virar um careta de plantão e usar as roupas ou adotar os costumes do seu avô que nasceu no início do século 19, mas não dá mais pra fazer certas molecagens como se ainda estivesse na adolescência. Até é legal, vez ou outra, todavia chega uma hora que nem você aguenta mais isso.

Não existe muito a se inventar, cada idade tem suas características e, ainda que não se precise segui-las com rigidez, é a tendência natural da gente. E, mais do que acontecia na sua década anterior, cresce a necessidade de cuidar com mais afinco da sua saúde.

Se você ainda tem dúvidas, suba uns três lances de escada em seguida e reflita um pouco sobre o que seus pulmões estão falando sobre a falta de oxigênio.

Fora isso, tem também o coração que pode dar alguns sustos, ​pois há doenças que começam a namora​-lo e podem encontra-lo logo mais, de uma forma não muito agradável, principalmente se você já esqueceu aquele papo sobre prevenção.

Melhor então reavaliar a periodicidade dos seus exames de rotina, verificar com seu médico os novos inimigos da sua saúde e tomar as providências necessárias para manter a máquina funcionando em bom estado, ainda que algumas dessas providências mexam um pouco com a sua masculinidade.

Se nessa idade você ainda se preocupa mais com isso do que com sua saúde, está na hora de entender que, com esse bem chamado vida​,​não há muito espaço para se brincar, até porque só se volta no tempo nos filmes de ficção.

Flávio Berto

Engenheiro de formação, escritor em versos e prosa, compositor, sonhador como um eterno adolescente, apaixonado por letras, carros, músicas e mulheres. Autor, entre outros livros, de Flagra (crônicas sobre relacionamentos), Um pássaro na gaiola (romance adolescente), Os quatro idiomas (a história de seis amigos inseparáveis) e O Czar e o Mandarin (coletânea de poesias 1979/2010) "Existem duas funções vitais: respirar e escrever! A primeira, dá para passar sem ela..."  

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!