Todos os Tons de Azul - Verdades X Câncer de Próstata

Todos os Tons de Azul - Verdades X Câncer de Próstata

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 44% dos homens no Brasil nunca foi ao urologista. Isso porque o câncer de próstata ainda é a doença que mais assusta os homens. O excesso de informação sobre a doença acaba confundindo a cabeça tanto do paciente, quanto dos familiares e amigos. Nem tudo que é divulgado é verdade. Fique atento, e na dúvida, sempre procure um médico.

Separamos 5 verdades que todo homem deve saber sobre o câncer de próstata:

 

1. Histórico familiar pode aumentar o risco da doença?

VERDADE. Os principais fatores para o desenvolvimento do câncer de próstata são o envelhecimento e a hereditariedade. Para quem tem histórico familiar, é recomendável fazer o exame de toque retal a partir dos 45 anos.

 

2. Homens negros têm mais risco de desenvolver tumor na próstata?

VERDADE.  Provavelmente por uma questão genética, os afrodescendentes têm uma tendência maior de desenvolver câncer de próstata e apresentar tumores mais agressivos.

 

3. O câncer de próstata está relacionado com dificuldades de ereção?

VERDADE. A dificuldade de ereção é o principal problema relacionado à qualidade de vida de pacientes submetidos ao tratamento do câncer de próstata.

 

4. O câncer de próstata causa poucos sintomas?

VERDADE.  A doença é uma das que menos apresenta sintomas em seus estágios iniciais, sendo que em alguns homens ela é totalmente silenciosa. Além disto, muitos sinais costumam passar despercebidos, como incômodo ao urinar e dificuldades de ereção, que podem ser confundidos como sinais comuns ao avanço da idade.

 

5. O aumento da próstata nem sempre indica câncer?

VERDADE. O aumento da próstata pode acontecer em razão do avanço da idade, sem significar a presença de câncer. Porém há também outras doenças que provocam o aumento do volume da próstata, como a prostatite por exemplo.

Juliana Artigas

Juliana Artigas

Pode me chamar de Ju. Jornalista, paulistana nata e balzaquiana. Apaixonada pelo comportamento humano e não dispenso um abraço demorado. Acho que toda história (boa ou não) merece ser contada. Amorosa, sonhadora e chorona. Quer me ganhar? Basta falar sobre o amor.  

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!