Imunoterapia x Câncer de Rim

Imunoterapia x Câncer de Rim

O tumor de rim é considerado muito resistente ao tratamento com quimioterapia. Efetivamente, estes medicamentos não funcionam muito bem. No entanto, foi descoberto que o tumor de rim cresce estimulado por alguns fatores de crescimento, com os fatores de crescimento derivados dos vasos sanguíneos que ficam circulando no sangue. Logo, impedir que o câncer de rim perceba esses fatores de crescimento circulantes se tornou a principal estratégia de tratamento. Hoje o tratamento do câncer de rim se inicia com este grupo de medicamentos, como o Sunitinib (nome comercial Sutent) ou o Pazopanib (nome comercial Votrient). Ambos são medicamentos administrados em comprimidos. Mas é importante notar que é preciso ficar próximo ao seu médico durante o tratamento porque estes medicamentos também podem ter efeitos colaterais importantes, como a quimioterapia tem em algumas pessoas.

Um estudo muito importante publicado recentemente mostrou que quando estes medicamentos param de fazer efeito, estimular o sistema imunológico é uma estratégia muito eficaz. Um estudo com o medicamento Nivolumab (Nome comercial Opdivo) mostrou que este tratamento é muito eficaz nesta situação. Este é o mesmo medicamento que se mostrou eficaz no tratamento do câncer de pulmão e no tratamento do melanoma maligno da pele. Este é um anticorpo administrado na veia, com menos efeitos colaterais que a quimioterapia normal.

Dr. Felipe Ades

Dr. Felipe Ades

Felipe Ades é médico formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialidade em Oncologia Clinica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCa). Passou 5 anos na Europa onde adquiriu os títulos de mestre no Institut Gustave Roussy em Paris e doutor (PhD) no Institut Jules Bordet em Bruxelas. Trabalhou em diversos aspectos da pesquisa em câncer, desde estudos em laboratório, testes de novos medicamentos com pacientes e políticas de saúde e saúde coletiva em câncer. Atualmente trabalha no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e no Centro Paulista de Oncologia, em São Paulo. Nas horas vagas é mountain biker e guitarrista amador e aspirante a alpinista. Website: drfelipeades.com

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!