Isso é o verão...

Isso é o verão...

“O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.”

Alfred Montapert

 

Com um como nas mãos, me hidratava, já eram 10h da manhã, tinha saído para literalmente acordar com uma corrida à beira mar. Da varanda do quarto ouço crianças brincando e o barulho das ondas. Abro a janela e deixo os raios solares entrarem, admiro o dia claro, céu azul, nenhuma nuvem e um sol estonteante.

Apreciando a vista daquele dia de verão, impossível não se render à leveza e bom humor e seguindo o rastro do som vou passando os olhos na paisagem ao meu redor e, então vejo uma mãe com duas crianças brincando na areia clarinha da praia.

Ambas estavam branquinhas, besuntadas de protetor solar e se divertindo como nunca naquela água fresca e cristalina. Sento-me próximo a janela, escolho uma música clássica, alcanço um suco de verão com muitas frutas vermelhas e potencial antioxidante, fico ali saboreando e meditando sob a imensidão azul acima de mim, ao som de Pachelbel e ao vento que refrescava o ambiente. Me preparo para uma boa leitura instrutiva.

Mais tarde, por volta das 14h, no pico de calor, olho de relance para a praia me chamando... vejo novamente aquela família e mais algumas pessoas conversando alegremente. A mãe estava completamente protegida sob um guarda sol e possivelmente protetor solar e as crianças continuavam na folia.

Por um minuto me pego pensando se todos ali estão com mais de 3 horas de exposição naquele horário, se repassaram o protetor, já que estão na água, como conseguem ficar tanto tempo lagarteando naquele calor? A areia estava cheia, a maioria tomando sol e se expondo no pior momento do dia. Mas e os riscos de estarem ali? Será que em meio aquele bom humor todo, em algum momento pensaram nos danos causados pela radiação solar? Envelhecimento celular, danos nucleares e aumento do risco de cânceres (incluindo o de pele), queimaduras solares, manchas, desidratação, insolação e tantos outros...

Não, estavam ali despreocupados curtindo aquele dia! Quando dei por mim percebi que estava me rendendo à um medo, fruto do meu cuidado referente à exposição solar. Então respirei fundo e comecei a fazer o inverso, elencar as benesses do sol para superar esta barreira e me render àquela água azul turquesa que me hipnotizava.

Os raios ultravioletas do sol, tem efeito biológico no organismo humano. Os raios UVA ativam a produção de óxido nítrico, um gás solúvel que promove a vasodilatação, diminuindo a pressão arterial, reduzindo os riscos de doenças cardiocirculatórias. Além disso, a exposição às radiações promove a liberação de serotonina, dopamina e melatonina, neuro-hormônios fundamentais para saúde e bem estar e que gera tanta alegria no verão.

A exposição solar em horários e por tempo adequados garantem que os raios UVB cumpram uma função essencial, estimular a síntese da vitamina D. Esta vitamina é fundamental à saúde e no combate e prevenção de doenças, não somente as ósseas, mas metabólicas como, disfunções renais, do sono, a obesidade, cardiovasculares e cânceres. Atua, junto com a vitamina A no controle da saúde e integridade do DNA celular, assim tornam-se importantíssimas à sinalização nuclear e controle de replicação e danos, sendo imperiosa na luta contra o desenvolvimento do câncer.

É, portanto, curioso o paradoxo entre os males da exposição solar versus seus benefícios tão estudado pela ciência, dentre elas a Nutrição que vem batalhando para garantir (literalmente) o lugar dos nutrientes ao sol. Mensurando numa balança prós e contras percebemos que podemos tender ao braço positivo do sol.

Então para dar aquela forcinha, corri para a cozinha! Tudo o que precisava estava ali ao meu alcance sob a forma de alimentos.

Feito toda aquela reflexão, agora a fome começava a aparecer. Como o calor não estimula o apetite, optei por uma preparação fácil, leve, hidratante e nutritiva.

Separei uma saladinha de folhas bem escuras com bastante magnésio, tomatinhos, manga e mandioquinha (todos fontes de  pró vitamina A: os carotenóides), regadas à azeite de oliva e óleo da conserva da sardinha (ricos em vitamina E e D) que adicionei à salada. Para arrematar ovos cozidos (vitamina D) e castanhas de caju (aporte de selênio). Combinação perfeita de minerais e vitaminas antioxidantes que necessitava.

Para me assegurar ainda mais, preparei um delicioso smoothie de frutas com beterraba, cenoura, couve, kombucha de hibisco e limão. Refrescância, hidratação, vitaminas antioxidantes e probióticos que garantiam meu conforto térmico, nutrição e defesa solar.

Sentada à mesinha me deliciava com minha refeição e a bela vista. Pronto estava decidido. Abasteci uma garrafa térmica com água e rodelas de limão, me certifiquei que no freezer teria uma porção de açaí bem rico em agentes de defesa e um poder só dele de controlar o calor (rsrs)!

Olhei o relógio, me muni de óculos de sol, chapéu, guarda sol, alcancei um livro e desci. A esta altura já eram mais de 16h, o sol já havia dado uma trégua e eu estava munida de proteção IN e OUT com tudo o que precisaria para enfrentar o calorão daquele dia.

Era o D1 das minhas férias, segui os demais com o mesmo ritual de escolhas alimentares que garantissem minha proteção oral, tópica e temporal e, por mais 5 dias usufrui da vitalidade e energia que o astro maior nos permite, com total controle e segurança!

Andrea Alterio

Andrea Alterio

Andrea Alterio é Nutricionista formada na Universidade São Camilo (SP) com especialidade em Oncologia Multiprofissional pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Mestre em Nutrigenética e possui outras 4 especializações em Nutrição Clínica, com ênfase em Metabologia e Bioquímica Médica, Nutrição Funcional, Obesidade e Esportes além de um Master em Nutrição Humana comportamental (coaching nutricional) em Roma, Itália.  Atualmente trabalha em consultório clínico, em São Paulo e Interior.

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!