Controle de peso e Câncer

Controle de peso e Câncer

“Para resolver um problema desta natureza, o segredo é raciocinar de trás para frente. É uma proeza da maior utilidade, mas as pessoas não costumam praticá–la.”

– Sherlock Holmes, em Um estudo em vermelho, de Sir Arthur Conan Doyle

 

A frase acima destacada é de uma profundidade abissal, interpretá–la frente à uma doença como o câncer é de uma necessidade categórica. Se analisarmos friamente conseguimos sugerir que Sherlock Holmes estava falando em prevenção de doenças ou, pelo menos, podemos querer supor isso, não é mesmo.

Agregando à Holmes nada menos que o pai da Medicina, Hipócrates: “Deixe que seu alimento seja seu remédio e seu remédio seja seu alimento”, acho que podemos nos dar o luxo de extrapolar a Medicina preventiva à Nutrição.

E o que é mais fundamentalmente material na Nutrição que o peso de uma pessoa? Será que podemos associar algo tão básico como o controle de peso com uma doença tão multifacetada como o câncer?

Não somente podemos como devemos. O peso de uma pessoa diz muito sobre seu metabolismo e estado de Saúde. Assim, o controle de peso (mais importante ainda, a composição corpórea do peso) é simplesmente a primeira recomendação das diretrizes nacionais e internacionais contra o câncer.

A recomendação número 1 diz: Seja mais magro, por maior tempo, possível. Ou seja, estamos falando que a manutenção do peso saudável é imprescindível para o combate de doenças, seja o câncer, seja outras doenças crônicas importantes.

A justificativa de tal recomendação se fundamenta no princípio que o ganho de peso (excesso de gordura – sobrepeso e obesidade) aumenta o risco de desenvolvimento de alguns canceres (pancreas, esofago, fígado, colorectal, mama, rins e endométrio), isso não se dá tão somente porque o excesso de gordura corporal e acúmulo nos órgãos vitais diminui a funcionalidade destes, ou porque ela (gordura) aumenta o risco de condições celulares para o desenvolvimento e proliferação das células malignas (ambiente inflamatório) e inibição da apoptose celular, mas também porque estamos associando ao ganho de peso à (muito) provavelmente hábitos de vida não saudáveis como má alimentação e sedentarismo (ou insuficiência de atividade física).

E, se estamos falando de má alimentação, estamos falando em consumo baixo (insuficiente) de micronutrientes e fitoquímicos protetores e estimuladores do sistema imunológicos que são cruciais no combate de doenças. Além disso, o ganho excessivo de peso dá origem à doença chamada obesidade que leva à um desgaste constante na tentativa de resposta do corpo, elevando o grau inflamatório das células, ambiente perfeito para geração de radicais livres, mutações gênicas e quebra do controle de regulação crescimento celular. E o que é o câncer, senão o rompimento dos diversos mecanismos controles de proliferação celular?

Assim, a manutenção de peso que se perfaz nas bases de uma conduta nutricional saudável e equilibrada traz à tona uma tênue ambivalência: O controle de peso aumenta o risco de câncer, mas o controle de peso aumenta o combate da doença, sendo o peso crucial à prevenção e tratamento da doença.

Somente conhecendo os processos intrínsecos do problema (cancer), poderíamos supor que a gordura advinda de algo fundamental (inicial) como se alimentar poderia ser trazida à luz do tratamento da doença.

Andrea Alterio

Andrea Alterio

Andrea Alterio é Nutricionista formada na Universidade São Camilo (SP) com especialidade em Oncologia Multiprofissional pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Mestre em Nutrigenética e possui outras 4 especializações em Nutrição Clínica, com ênfase em Metabologia e Bioquímica Médica, Nutrição Funcional, Obesidade e Esportes além de um Master em Nutrição Humana comportamental (coaching nutricional) em Roma, Itália.  Atualmente trabalha em consultório clínico, em São Paulo e Interior.

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!