2016_Todo Rim Tem Sua História

2016_Todo Rim Tem Sua História

A Campanha 

Com o objetivo geral de conscientizar a população sobre as doenças renais e o câncer de rim, tipo de tumor que está entre os dez mais comuns em homens e mulheres, a campanha “Todo Rim Tem Sua História” foi desenvolvida em 2015 e inicia seu segundo ano. A iniciativa é promovida em parceria com a Pfizer.

“Todo Rim tem sua História” possuirá três etapas. A Etapa I aconteceu em São Paulo – SP, a Etapa II acontecerá em Fortaleza – CE e a Etapa III em Natal – RN, tendo os respectivos objetivos específicos citados abaixo:

 

  • Disseminar informações que gerem conhecimento e empoderamento a população em relação a como cuidar com seu rim e como tratá-lo, sensibilizando o público para os sinais, sintomas, fatores de risco e diagnósticos de doenças renais e câncer renal;
  • Mapear a trajetória dos diferentes perfis do paciente no diagnóstico e tratamento de câncer renal, na cidade de Fortaleza;
  • Contato e conscientização das equipes da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, Instituto de Prevenção do Câncer e Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da SES/RN sobre a regionalização do tratamento.

 

O apoio institucional foi trabalhado pra que a campanha tivesse diversos personagens na área de saúde: sociedades médicas (SBN - SP Sociedade Brasileira de Urologia; SBOC - Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), Fundações de apoio à pacientes Internacionais (IKCC - International Kidney Cancer Coalition); sociedade civil (Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô), médicos especialistas: Dr. Fabio Schutz - Oncologista Clínico do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e do hospital São José e Dr. Diogo Assed Bastos - Oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo ICESP, além das instituições de apoio à pacientes a nível nacional, especialistas e público em geral.

  

O projeto foi pautado nas seguintes atividades:

Campanha On-line

       A página da campanha no Facebook e o portal do Instituto Espaço de Vida foram alimentados com uma ou mais inclusões diárias, durante o mês de março de 2016. O conteúdo foi diversificado, com: dicas de saúde dos rins, prevenção, fatores de risco, diagnóstico e tratamento. Sessões utilizadas pelo Instituto Espaço de Vida, as quais são observadas um grande alcance foram replicadas, como: Sabores de Otimismo (que aborda dicas nutricionais e receitas), Páginas da Vida (que narra experiências vividas pelos pacientes), Fale com o Especialista (entrevistas de médicos e especialistas da saúde sobre a patologia).

       Por meio de uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas atualmente e de fácil viralização, o vídeo, pode-se replicar o evento educacional para um maior número de pessoas. Informações gerais sobre a doença, registro do evento, depoimentos de um médico especialista e da fundadora e presidente do Instituto ganharam o alcance nas redes sociais.

 

       Evento Educativo

Um espaço customizado foi montado no dia 22 de março de 2016, na unidade do Metrô Clínicas das 6h às 12h.  A escolha dessa unidade foi estabelecida por ser a estação de metrô mais próxima do ICESP - Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, o maior centro de tratamento público do Estado de São Paulo.

O evento contou com o Dr. Diogo Assed Bastos – Oncologista Do ICESP, dois totens com conteúdo informativo e interativo representando uma “árvore de sintomas” – em alusão à própria estrutura do rim, além da distribuição de água, por sua importância para o bom funcionamento do rim e folders com dados institucionais da campanha, como cuidados, prevenção, diagnóstico e tratamento, assim como informações do serviço prestado pelo Instituto Espaço de Vida.

O totem de conteúdo informativo era em formato de infográfico e a ferramenta de integração com a população foi um totem com perguntas referentes ao conteúdo da campanha, o qual possuiu a finalidade de fixação das informações. Todos aqueles que participaram do quiz receberam um squeeze. “A iniciativa pode integrar nossa equipe multidisciplinar com a população por meio de atividades lúdicas e, até mesmo, com a realização de checagens para averiguar se os participantes pertencem ao grupo de risco para o desenvolvimento do carcinoma de células renais”, explica Christine Battistini.

Os folders do evento educativo também foram distribuídos em ambulatórios e clínicas especializadas parceiras.

Instituto Espaço de Vida

Instituto Espaço de Vida

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não importando o desafio que esteja à frente.

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!